Agentes da Democracia: 26ª ZE leva educação política para estudantes em Mateiros
A ação aconteceu nesta terça-feira, 21.

A Justiça Eleitoral do Tocantins segue levando conhecimento aos estudantes tocantinenses. Na tarde desta terça-feira, 21, no município de Mateiros, a 26ª Zona Eleitoral de Ponte Alta promoveu mais uma ação do programa permanente “Agentes da Democracia - Formação de Eleitores e Políticos do Futuro”, realizada no Colégio Estadual Stefanio Telles das Chagas.
As atividades foram desenvolvidas pelo chefe de cartório da 26ª ZE, Jardiel da Silva Araújo, e os servidores Nathalie Soares Almeida e Lucivan Gonçalves Gama, com apoio do chefe de cartório da 14ª ZE de Alvorada, Devarte Rocha Júnior. A iniciativa reuniu alunos do Ensino Médio a partir dos 15 anos, com o objetivo de estimular a participação cívica e a conscientização dos jovens eleitores no processo democrático.
Estimulando a juventude
Para a Justiça Eleitoral do Tocantins, o Agentes da Democracia é fundamental para aproximar a juventude da vida política, incentivando o alistamento eleitoral e o pleno exercício da cidadania.
"Promover a educação cívica desde cedo é um investimento direto na solidez da nossa democracia”, afirmou o chefe de cartório da 26ª ZE, Jardiel Araújo. “O Agentes da Democracia transforma jovens em protagonistas, reforçando o valor do voto e o engajamento na construção do futuro do país. Assim, a 26ª ZE reitera seu compromisso com a formação de eleitores conscientes e agradece também o apoio do Colégio Estadual Stefanio Telles das Chagas na realização dessa atividade essencial”, finalizou ele.
Formação de cidadãos
O programa “Agentes da Democracia: Formação de Eleitores e Políticos do Futuro” tem como objetivo despertar a consciência cívica e preparar o jovem eleitor para participar ativamente da sociedade. A iniciativa é considerada fundamental para a formação de cidadãs e cidadãos mais conscientes de seu papel na construção de uma sociedade livre e democrática. Por meio do programa, os estudantes aprendem sobre a importância do voto, a participação no processo democrático a partir dos 16 anos e as boas práticas eleitorais, incentivando sua inclusão social e política.
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão
3- Fomentar a educação política da sociedade
Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem mostra uma atividade educativa realizada em um espaço coberto, com várias pessoas sentadas, principalmente jovens, prestando atenção a um palestrante. O homem, de costas para a câmera, veste uma camiseta branca com o logotipo e o nome do TRE-TO e a inscrição “Escola Judiciária Eleitoral”. À frente dele há uma mesa com equipamentos eletrônicos, como urnas e um notebook, além de um tapete colorido no chão, parte de uma dinâmica educativa sobre o processo eleitoral. O ambiente é aberto, com estrutura de telhado e pilares azuis, e ao fundo há vegetação e construções com telhados de telha vermelha. O clima é descontraído e participativo.