Justiça Eleitoral do Tocantins realiza palestra sobre protagonismo feminino na política e inspira estudantes em Araguaína

O evento teve início nesta segunda-feira, 20.

O evento teve início nesta segunda-feira, 20.

Buscando ampliar espaços de participação feminina na política, a Justiça Eleitoral do Tocantins, por meio do programa +Mulher +Democracia, iniciou a Semana da Mulher nesta segunda-feira, 20. O evento acontece em Araguaína e continua até esta sexta-feira, 24. A abertura foi realizada no Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Unitpac) e reuniu estudantes, professores e servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), em uma ação voltada à reflexão sobre igualdade de gênero e protagonismo feminino na política.

Mais de 100 alunos do curso de Direito da Unitpac participaram da roda de conversa “Mulheres na Política: Fortalecendo a Democracia”, que abordou a presença da mulher nos espaços de decisão pública e a importância da diversidade na construção de sociedades mais justas.

A mediação do encontro na universidade ficou a cargo da assessora de Planejamento e Gestão da Secretaria Judiciária e de Gestão da Informação (Asplan-SJI), Wagna Cristiane Ribeiro dos Santos, e do assessor de Planejamento e Gestão da Secretaria de Tecnologia da Informação (Asplan-STI), Haleks Marques. 

+Mulher +plenitude democrática

Para a servidora Wagna Cristiane, a palestra proporcionou um espaço fundamental de debate e conscientização. “Essa palestra foi um importante espaço de diálogo e reflexão sobre o papel da mulher na vida política e na consolidação de uma sociedade mais justa e representativa. Esse encontro reforçou a necessidade de ampliar a presença feminina nos espaços de poder, promovendo igualdade de oportunidades, diversidades e equilíbrio nas decisões públicas que impactam a vida de todos os cidadãos”, destacou a assessora.

Já o servidor Haleks Marques levantou um debate sobre a importância da ocupação de espaços públicos pelas mulheres, partindo do arquétipo de ambos os gêneros. Ou seja, as democracias correm risco de enfraquecer na ausência de lideranças femininas, que são essenciais para se atingir a plenitude democrática.

Rodas de conversa e formação estudantil

O evento também foi uma oportunidade para os estudantes refletirem sobre o papel da mulher na política. A aluna do curso de Direito, Ruth Barbosa Pires, compartilhou sua experiência na palestra. “Esse projeto falou sobre a participação feminina na política, e como futura profissional, eu saio desse encontro inspirada e com a certeza de que a falta das mulheres na política é uma questão de justiça e democracia, pois quando uma mulher não está na política, muita gente deixa de ser representada. É por isso que precisamos continuar lutando e estudando para ocupar esses espaços, porque a voz da mulher também precisa ser ouvida”, afirmou ela.

Compromisso da Justiça 

Por fim, a coordenadora do curso de Direito, Juliana Carvalho Piva, ressaltou o papel ético da Justiça na garantia desses espaços femininos. “A realização deste evento foi extremamente significativa para todos nós. Momentos como este reafirmam o compromisso da academia com uma formação jurídica que vai muito além da teoria. Uma formação humana, crítica e consciente do papel que cada um de nós desempenha na sociedade”, disse a coordenadora.

Semana da Mulher 

A Justiça Eleitoral do Tocantins promove a Semana da Mulher em Araguaína até a próxima sexta-feira, 24. O evento tem como um dos objetivos, deixar um legado de reflexão e engajamento, reafirmando o compromisso do TRE-TO com espaços mais justos e inclusivos.

Cronograma

A roda de conversa “Mulheres na Política: Fortalecendo a Democracia” segue acontecendo ainda nesta terça-feira, a partir das 19h, para os estudantes da Faculdade de Ciências do Tocantins (Facit).

Na quarta-feira, 22, o bate-papo será aberto para toda a comunidade araguainense. A roda de conversa começará às 16h, no Fórum da Comarca de Araguaína. Pela noite, às 20h, será a vez dos alunos da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

No dia 23, quinta-feira, os estudantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) também receberão o evento, a partir das 9h. Já os alunos da Faculdade Católica Dom Orione também poderão participar do bate-papo às 19h.

Objetivo Estratégico:

3- Fomentar a educação política da sociedade.

Pablo Gabriel (estagiário Ascom/TRE-TO)

#ParaTodosVerem: Foto em plano geral de um grande grupo de pessoas, composto por homens e mulheres, em um auditório. A maioria das pessoas está em pé e lado a lado na frente de um palco, sorrindo e olhando para a câmera. O palco tem um fundo de parede escura e um telão branco à direita. O ambiente está bem iluminado por luzes de teto direcionadas. O piso é claro. Há banners com a marca UNITPAC e outros no palco e na frente.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3234-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido