Justiça Eleitoral: eu faço parte desta história
Conheça José Paiva, assessor de Pesquisa, Estratégia e Gestão da Qualidade

Na 14ª edição da série Justiça Eleitoral: eu faço parte desta história, temos como protagonista José Eudacy Feijó de Paiva, assessor de Pesquisa, Estratégia e Gestão da Qualidade (Aspeq) do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO).
Natural de Taguatinga – DF, Paiva chegou no Tocantins em janeiro de 1989, para dar início à carreira de Oficial da Policial Militar na cidade de Miracema. No ano seguinte mudou-se para a recém-instalada capital Palmas e, quase 10 anos depois, mudou os rumos profissionais com sua aprovação no 2º concurso para o cargo de analista judiciário na Justiça Eleitoral do Tocantins
Na JE desde junho de 1998, Paiva já passou por diversos setores. Sua primeira lotação foi na Seção de Pagamentos, onde permaneceu três dias. Logo as formações advindas da carreira militar o levaram a assumir a função de assessor de Comunicação extraoficial, tendo em vista que na época ainda não existia o setor no Tribunal. Em seguida, fez carreira na Secretaria de Gestão de Pessoas.
Dos quase 24 anos de Casa, 12 foram dedicados ao trabalho na área de Educação, somando experiências na Seção de Desenvolvimento Organizacional (Seged), Capacitação (Secap) e Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (Coede), na época Coordenadoria de Desenvolvimento de RH. Paiva também foi Assessor de Planejamento (Asplan-SGP) e Secretário da SGP. “Me orgulho de ter feito toda a carreira na Justiça Eleitoral na SGP, de chefe de seção a secretário”, declara.
Na Aspeq desde 2010, sua história com a qualidade começou em 2003, quando o então presidente indicou, em seu discurso de posse, a meta de implantação da Norma ISO 9001 e da certificação do Sistema de Gestão da Qualidade. “Na época eu estava Coordenador de Desenvolvimento de RH, então já fiquei antenado. Quando foi divulgada essa meta eu fui para internet estudar o que era ISO e o que era gestão da qualidade. De fato, não demorou muito, pouco tempo depois o então secretário de RH me atribuiu essa missão”, relembra.
O TRE-TO possui certificação de qualidade ISO 9001 desde 2005, nos processos que compreendem a realização das eleições, mas as primeiras reuniões para a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade já eram lideradas por Paiva ainda em 2003. “De meados de 2003 a meados de 2004, participei de várias reuniões formatando o modelo da Gestão de Qualidade do Tribunal para depois implementar a questão de contratação e consultoria. No início da implantação do sistema, em 2004, tive a honra de liderar o Núcleo da Qualidade, grupo de trabalho composto por 10 servidores de cada unidade do Tribunal que trabalhou de domingo a domingo para preparar a documentação necessária”, explica. “Desde 2005 o sistema está aí, cada vez mais forte, mais consistente, mais maduro e eficaz. Muito me orgulha ter participado desde o início”, complementa.
Na Justiça Eleitoral, Paiva também destaca com orgulho o processo de fazer eleição. Para ele, planejar essa grande operação é uma tarefa que exige muita disciplina e a cultura do planejamento que herdou da carreira como militar, aliada às competências desenvolvidas no Eleitoral, contribuem para o desenvolvimento de suas atividades como responsável pelo processo de planejamento das Eleições. “É uma verdadeira operação de guerra. Imagina você mobilizar um exército de milhões de pessoas, no Brasil. No Tocantins são mais de 20 mil pessoas, entre servidores da Justiça Eleitoral, mesários e apoios, terceirizados e forças policiais. Milhares de pessoas que devem estar no dia certo, no lugar certo, na hora certa, sabendo o certo a fazer e com os recursos e equipamentos certos para tal. É uma operação que exige muito planejamento, muito preparo e uma grande mobilização", pontua. "E tudo isso me dá uma satisfação enorme; fazer parte da Justiça Eleitoral é motivo de muito orgulho", conclui.
Série
Confira abaixo todas as reportagens da série Justiça Eleitoral: eu faço parte desta história.
Elias Mesquita, chefe de cartório da 9ª Zona Eleitoral de Tocantinópolis
Clairton Thomazi, chefe da Seção de Gestão de Desempenho
Maria Erlene, chefe da 35ª zona Eleitoral de Novo Acordo
Keila Tanganeli, chefe da Seção de Contas Eleitorais e Partidárias
João Paulo Aires, chefe da 20ª Zona Eleitoral de Peixe
Marisa Webler, oficial de gabinete da CRE/TO
Rogério Miranda, chefe da 28ª Zona Eleitoral de Miranorte
Fernando Ebrahim, chefe da Seção de Gestão de Infra-Estrutura Tecnológica do TRE-TO
Auryany Dias, chefe da 5ª Zona Eleitoral de Miracema do Tocantins
Monalisa Cruz, chefe da Seção de Acórdãos, Resolução e Apoio ao Pleno
Lélio Araújo, chefe da 34ª Zona Eleitoral de Araguaína
Kathiene Pimentel, coordenadora de Educação e Desenvolvimento
Wagner Mansur, chefe de cartório da 23ª Zona Eleitoral de Pedro Afonso
Gilsiandry Carvalho - ASCOM TRE-TO