Gestão Documental
A Gestão Documental é um conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, à tramitação, à classificação, ao uso, à avaliação e ao arquivamento de documentos e processos recebidos e tramitados pelos órgãos do Poder Judiciário no exercício das suas atividades, inclusive administrativas, independentemente do suporte de registro da informação. (CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, 2020).
Política de Preservação Digital
A preservação digital é o conjunto de procedimentos e operações técnicas que promovam a salvaguarda do acervo arquivístico digital, assegurando a integridade, autenticidade, fidedignidade e acesso ao longo do tempo bem como proteção contra falhas de suporte, perda física e obsolescência tecnológica.
Objetivos da Política de Preservação de Documentos Digitais do Tribunal (artigo 33º, da Resolução TRE-TO Nº 514/2021):
I - garantir a integridade, autenticidade, fidedignidade e acesso ao longo do tempo dos documentos arquivísticos digitais;
II - garantir, de forma contínua e permanente, a autenticidade, a integridade e a legibilidade dos documentos eletrônicos;
III - viabilizar a transparência ativa, por meio da integração com as plataformas de descrição e acesso, como Atom;
IV - reduzir os riscos relacionados à segurança, ao acesso não autorizado, à perda de informação, à obsolescência de formatos, entre outros;
V - assegurar a manutenção da relação orgânica existente entre os documentos arquivísticos;
VI - adequar a Instituição às normas e aos padrões arquivísticos nacionais e internacionais.
Legislação Federal
Constituição Federal (arts. 5º, 22, 37 e 216)
Lei nº 8.159/1991 (Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados)
Lei nº 9.605/1998 (Sanções penais e administrativas)
Lei nº 12.527/2011 (Acesso à informação)
Lei nº 12.682/2012 (Documentos em meios eletromagnéticos)
Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD)
Decreto nº 4.073/2002 (Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos)
Decreto nº 4.915/2003 (Sistema de Gestão de Documentos de Arquivos - SIGA)
Decreto nº 7.845/2012 (Credenciamento de segurança)
Decreto nº 10.278/2020 (Digitalização de Documentos )
Resolução CONARQ nº 06/1997 (Terceirização de serviços arquivísticos)
Resolução CONARQ nº 26/2008 (Gestão de documentos nos arquivos do Poder Judiciário)
Atos do Conselho Nacional de Justiça
Recomendação CNJ nº 37/2011 (Observância das normas do PRONAME)
Resolução CNJ nº 91 (MoReq-Jus)
Resolução CNJ nº 324 (Proname)
Resolução CNJ nº 370 (Estabelece a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD)).
Manual de Gestão Documental / CNJ, 2021.
Atos do Tribunal Superior Eleitoral
Resolução TSE nº 23.379/2012 (Programa de Gestão Documental)
Portaria nº 1.013/2018 ( Institui Política de Preservação Digital da Justiça Eleitoral)
Nota Técnica nº 1/2020 do Comitê Gestor do Programa de Gestão Documental (CGD-JE)
Manual Gestão Documental na Justiça Eleitoral : organização e diretrizes. TSE, 2021.
Atos do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins
Resolução Nº 307/2014 aprova o plano de classificação das informações e documentos e o plano de avaliação e destinação das informações e documentos.
Resolução Nº 505/2021 dispõe sobre a Classificação da Informação quanto à Confidencialidade no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins.
Resolução Nº 512/2021 altera a Resolução nº 116, de 15 de fevereiro de 2007, que dispõe sobre o Regulamento da Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins.
Resolução Nº 514/2021 institui a Política de Gestão Documental e de Gestão de Memória.
Instrução Normativa Nº 3/2014 dispõe sobre o Programa de Gestão Documental da Justiça Eleitoral do Tocantins.
Portaria Nº 330/2023 Institui a Comissão Permanente de Avaliação Documental - CPAD e a Comissão Permanente de Gestão da Memória - CPGM.
A Comissão Permanente de Avaliação Documental (CPAD) foi instituída pela Portaria TRE nº 330/2023 , responsável pela gestão documental no âmbito da Justiça Eleitoral do Tocantins.
Composição
Membro |
Formação |
Função |
Unidade |
Dr. Rodrigo de Meneses dos Santos |
Magistrado |
Presidente da Comissão | Representante do 2º Grau |
Dra. Luciana Costa Aglantzakis |
Magistrada |
Vice-Presidente da Comissão | Representante do 1º Grau |
Maria Zita Rodrigues Vilela Dias |
Bacharel em Biblioteconomia |
Titulares
|
Secretaria Judiciária e Gestão da Informação |
Maria José Brito Castro |
Graduanda em Arquivologia |
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Wagner Pereira Nogueira |
Bacharel em Direito |
||
Maria do Carmo Barbosa |
Bacharel em Psicologia |
Suplente |
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Jader Batista Gonçalves | Bacharel em Ciência da Computação |
Titulares | Secretaria de Tecnologia da Informação |
Josué de Sousa Pires | Bacharel em Ciências da Computação |
||
Jacira Brito Tavares |
Licenciatura em História, Bacharel em Direito e Mestre em Gestão de Políticas Públicas |
Titulares |
Secretaria de Gestão de Pessoas |
Graicy Cavalcante Fonseca |
Bacharel em Direito |
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Cristiano Machado Santos | Bacharel em Jornalismo |
Titulares |
Assessoria de Comunicação Social, Corporativa e Cerimonial |
Maurílio Luiz Hoffmann da Silva | Doutorando em Jornalismo |
Suplente |
Compete à Comissão Permanente de Avaliação Documental - CPAD (art. 6º da Resolução TRE-TO Nº 514/2021):
I - propor alterações ao Plano de Classificação das Informações e dos Documentos, Plano de Avaliação das Informações e Documentos - Tabela de Temporalidade de Documentos (TTD) e à Lista de Documentos Vitais (LDV), submetendo-os ao CGD-JE;
II - orientar as unidades judiciárias e administrativas a realizar o processo de análise e avaliação da documentação produzida e acumulada no seu âmbito de atuação;
III - identificar, definir e zelar pela aplicação dos critérios de valor secundário dos documentos e processos;
IV - analisar, aprovar e publicar os editais de eliminação de documentos;
V - apreciar pedidos de preservação e alienação dos documentos a serem eliminados;
VI - autorizar a eliminação de documentos com prazos de temporalidade esgotados, conforme o Plano de Avaliação das Informações e Documentos - Tabela de Temporalidade de Documentos (TTD);
VII - realizar estudos e encaminhar propostas ao Comitê do Proname sobre questões relativas à gestão documental e à gestão de memória.
Atas das Reuniões
2022
Data | Sei | Ata | Deliberações |
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1º/02/2022 | 0010012-41.2021.6.27.8000 | Ata 01 (evento 12301393930) | O IBICT apresentará um plano de trabalho ao TRE |
2021
Data | Sei | Ata | Deliberações |
---|---|---|---|
17/05/2021 | SEI 0005884-75.2021.6.27.8000 | Ata 01 (evento 1547637) | |
19/05/2021 | SEI 0005884-75.2021.6.27.8000 | Ata 02 (evento 1547641) | |
17/08/2021 | SEI 0005884-75.2021.6.27.8000 |
Ata 03 (evento 1593995) |
2020
Data | Sei | Ata |
---|---|---|
10/06/2020 | SEI 0005884-75.2021.6.27.8000 | Ata 01 (evento 1547633) |
26/06/2020 | SEI 0005884-75.2021.6.27.8000 | Ata 02 (evento 1547635) |
2019
Data | Sei | Ata |
---|---|---|
15/05/2019 | SEI 0005884-75.2021.6.27.8000 | Ata 01 (evento 1547584) |
16/07/2019 | SEI 0005884-75.2021.6.27.8000 | Ata 02/2019 (1547608) |
2018
Data | Sei | Ata |
---|---|---|
13/08/2018 | SEI 0005884-75.2021.6.27.8000 | Ata 01 (evento 1547562) |
Editais de Ciência e Descarte de Documentos
2020 | Ementa/Assunto |
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EDITAL Nº 9, 05 DE SETEMBRO DE 2020 | EDITAL DE CIÊNCIA DE DESCARTE DE DOCUMENTOS |
EDITAL Nº 8, DE 05 DE SETEMBRO DE 2020 | EDITAL DE CIÊNCIA DE DESCARTE DE DOCUMENTOS |
EDITAL Nº 5, DE 05 DE SETEMBRO DE 2020 | EDITAL DE CIÊNCIA DE DESCARTE DE DOCUMENTOS |
EDITAL Nº 3, DE 05 DE MAIO DE 2020 | Listagem de descarte de documentos em fase intermediária, do período de 2000 a 2014 da 26ª Zona Eleitoral de Ponte Alta do Tocantins . |
EDITAL Nº 2, DE 24 DE ABRIL DE 2020 | Listagem de descarte de documentos em fase intermediária, do período de 2004 a 2014 da 3ª Zona Eleitoral de Porto Nacional . |
EDITAL Nº 1, DE 24 DE ABRIL DE 2020 | Listagem de descarte de documentos em fase intermediária, do período de 2000 a 2015 da 29ª Zona Eleitoral de Palmas Tocantins . |
2019 | Ementa/Assunto |
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EDITAL Nº 10, DE 28 DE AGOSTO DE 2019 | Listagem de descarte de documentos em fase intermediária, do período de 2010 a 2016 da 2ª Zona Eleitoral de Gurupi . |
EDITAL Nº 9, DE 18 DE JULHO DE 2019 - 29ª ZE DE PALMAS | Listagem de descarte de documentos em fase intermediária, do período de 2006 a 2014 da 29ª Zona Eleitoral de Palmas. |
EDITAL Nº 8, DE 19 DE JUNHO DE 2019 - 8ª ZE DE FILADÉLFIA DO TOCANTINS | listagem de descarte de documentos em fase intermediária, do período de 1988 a 2016 da 8ª Zona Eleitoral de Filadélfia. |
EDITAL Nº 7, DE 19 DE JUNHO DE 2019 - 4ª ZE DE COLINAS | L istagem de descarte de documentos em fase intermediária, do período de 2009 a 2014, da 4ª Zona Eleitoral de Colinas. |
EDITAL Nº 6, DE 21 DE MARÇO DE 2019 - 31ª ZE DE ARAPOEMA | Listagem de descarte de documentos em fase intermediária, do período de 2010 a 2014 da 31ª Zona Eleitoral de Arapoema . |
EDITAL Nº 5, DE 21 DE MARÇO DE 2019 - 23ª ZE DE PEDRO AFONSO | Listagem de descarte de documentos em fase intermediária, do período de 2004 a 2013 da 23ª Zona Eleitoral de Pedro Afonso. |
EDITAL Nº 3, DE 21 DE MARÇO DE 2019 - 11ª ZE DE ITAGUATINS | Listagem de descarte de documentos em fase intermediária, do período de 2007 a 2016 da 11ª Zona Eleitoral de Itaguatins . |
EDITAL Nº 2, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2019 - 10ª ZE DE ARAGUATINS | Comissão Permanente de Avaliação de Documentos do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins. |
EDITAL Nº 1, DE 06 DE FEVEREIRO DE 2019 - 27ª ZE DE WANDERLÂNDIA | Listagem de descarte de documentos em fase intermediária, do período de 2009 a 2013 da 10ª Zona Eleitoral de Wanderlândia. |
2018 | Ementa/Assunto |
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EDITAL Nº 9, DE 6 DE SETEMBRO DE 2018 -12ª ZE XAMBIOÁ | Listagem de descarte de documentos em fase intermediária, do período de 2008 a 2014 da 12ª Zona Eleitoral de Xambioá. |
EDITAL Nº 7, DE 9 DE AGOSTO DE 2018 -25ª ZE DIANÓPOLIS | Listagem de descarte de documentos em fase intermediária, do período de 2008 a 2014 da 25ª Zona Eleitoral de Dianópolis . |
EDITAL Nº 6, DE 9 DE AGOSTO DE 2018 -2ª ZE GURUPI | Listagem de descarte de documentos em fase intermediária, do período de 2008 a 2014 da 2ª Zona Eleitoral de Gurupi. |
EDITAL Nº 5, DE 9 DE AGOSTO DE 2018 -13ª ZE CRISTALÂNDIA | Listagem de descarte de documentos em fase intermediária, do período de 2008 a 2014 da 13ª Zona Eleitoral de Cristalândia. |
EDITAL Nº 4, DE 9 DE AGOSTO DE 2018 -4ª ZE COLINAS | Listagem de descarte de documentos em fase intermediária, do período de 2008 a 2014 da 4ª Zona Eleitoral de Colinas. |
EDITAL Nº 02, DE 26 DE MARÇO DE 2018 -11ª ZE DE ITAGUATINS | Listagem de descarte de documentos em fase intermediária, do período de 2008 a 2014 da 11ª Zona Eleitoral de Itaguatins. |
EDITAL Nº 01, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2018 -26ª ZE DE PONTE ALTA | Listagem de descarte de documentos em fase intermediária, do período de 2008 a 2014 da 26ª Zona Eleitoral de Ponte Alta do Tocantins . |
EDITAL Nº 1, DE 16 DE MARÇO DE 2018 -14ª ZE ALVORADA | Listagem de descarte de documentos em fase intermediária, do período de 2008 a 2014 da 14ª Zona Eleitoral de Alvorada. |
2017 | Ementa/Assunto |
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EDITAL Nº 2, DE 28 DE JUNHO DE 2017 - 8ª ZE FILADÉFIA | Listagem de descarte de documentos em fase intermediária, do período de 2008 a 2014 da 8ª Zona Eleitoral de Filadéfia . |
EDITAL Nº 1, DE 21 DE MARÇO DE 2017 -15ª ZE FORMOSO DO ARAGUAIA | Listagem de descarte de documentos em fase intermediária, do período de 2008 a 2014 da 15ª Zona Eleitoral de Formoso do Araguaia. |
EDITAL Nº 1, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2017 - 32ª ZE GOIATINS | Listagem de descarte de documentos em fase intermediária, do período de 2008 a 2014 da 32ª Zona Eleitoral de Goiatins . |
2016 | Ementa/Assunto |
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EDITAL Nº 1, DE 7 DE JUNHO DE 2016 - 25ª ZE DE DIANÓPOLIS | Listagem de descarte de documentos em fase intermediária, do período de 2008 a 2014 da 25ª Zona Eleitoral de Dianópolis . |
EDITAL Nº 1, DE 7 DE JUNHO DE 2016 - 19ª ZE DE NATIVIDADE | Listagem de descarte de documentos em fase intermediária, do período de 2008 a 2014 da 19ª Zona Eleitoral de Natividade . |
EDITAL Nº 1, DE 7 DE JUNHO DE 2016 - 7ª ZE DE PARAISO | Listagem de descarte de documentos em fase intermediária, do período de 2008 a 2014 da 7ª Zona Eleitoral de Paraiso. |
EDITAL Nº 1, DE 5 DE AGOSTO DE 2016 - 31ª ZE DE ARAPOEMA | Listagem de descarte de documentos em fase intermediária, do período de 2008 a 2014 da 31ª Zona Eleitoral de Arapoema . |
EDITAL Nº 1, DE 3 DE MAIO DE 2016 - 9ª ZE DE TOCANTINÓPOLIS | Listagem de descarte de documentos em fase intermediária, do período de 2008 a 2014 da 9ª Zona Eleitoral de Tocantinópolis . |
2015 | Ementa/Assunto |
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EDITAL Nº 9, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2015 27ª ZE DE WANDELÂNDIA | Listagem de descarte de documentos em fase intermediária, do período de 2008 a 2014 da 27ª Zona Eleitoral de Wandelândia . |
EDITAL Nº 7, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2015 28ª ZE DE MIRANORTE | Listagem de descarte de documentos em fase intermediária, do período de 2008 a 2014 da 28ª Zona Eleitoral de Miranorte . |
EDITAL Nº 6, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2015 -21ª ZE DE AUGUSTINÓPOLIS | Listagem de descarte de documentos em fase intermediária, do período de 2008 a 2014 da 21ª Zona Eleitoral de Augustinópolis . |
EDITAL Nº 6, DE 06 DE NOVEMBRO DE 2015 -20ª ZE DE PEIXE | Listagem de descarte de documentos em fase intermediária, do período de 2008 a 2014 da 20ª Zona Eleitoral de Peixe . |
EDITAL Nº 5, DE 06 DE NOVEMBRO DE 2015 -2ª ZE DE GURUPI | Listagem de descarte de documentos em fase intermediária, do período de 2008 a 2014 da 2ª Zona Eleitoral de Gurupi . |
EDITAL Nº 4, DE 06 DE NOVEMBRO DE 2015 - 3ª ZE DE PORTO NACIONAL | Listagem de descarte de documentos em fase intermediária, do período de 2008 a 2014 da 3ª Zona Eleitoral de Porto Nacional. |
EDITAL Nº 3, DE 26 DE JUNHO DE 2015 -23ª ZE DE PEDRO AFONSO | Listagem de descarte de documentos em fase intermediária, do período de 2008 a 2014 da 23ª Zona Eleitoral de Pedro Afonso. |
EDITAL Nº 1, DE 23 DE MARÇO DE 2015 31ª ZE DE ARAPOEMA | Listagem de descarte de documentos em fase intermediária, do período de 2008 a 2014 da 31ª Zona Eleitoral de Arapoema . |
EDITAL Nº 1, DE 09 DE FEVEREIRO DE 2015 -17ª ZE TAGUATINGA | Listagem de descarte de documentos em fase intermediária, do período de 2008 a 2014 da 17ª Zona Eleitoral de Taguatinga . |
Princípios e Diretrizes (artigo 3º, da Resolução TRE-TO Nº 514/2021):
I - garantia de acesso às informações necessárias ao exercício de direitos;
II - promoção da cidadania por meio do pleno acesso ao patrimônio arquivístico, bibliográfico, museográfico, histórico e cultural gerido e custodiado pelo Poder Judiciário;
III - produção da narrativa acerca da história do Poder Judiciário e a consequente difusão e consolidação da imagem institucional;
IV - intercâmbio e interlocução com instituições culturais e protetoras do Patrimônio Histórico e Cultural e da área da ciência da informação;
V - interface multidisciplinar e convergência dos saberes ligados às áreas da memória, da história e do patrimônio com aquelas da museologia, da arquivologia, do direito, da gestão cultural, da comunicação social e da tecnologia da informação;
VI - guarda de documentos ou informações necessários à extração de certidões acerca do julgado, na hipótese de eliminação de autos;
VII - manutenção dos documentos em ambiente físico ou eletrônico seguro e a implementação de estratégias de preservação desses documentos desde sua produção e durante o período de guarda definido;
VIII - classificação, avaliação e descrição documental mediante a utilização de normas, planos de classificação e tabelas de temporalidade documental padronizadas, visando preservar as informações indispensáveis à administração das instituições, à memória nacional e à garantia dos direitos individuais;
IX - manutenção da cadeia de custódia ininterrupta, visando garantir os requisitos arquivísticos e a presunção de autenticidade de documentos e processos administrativos e judiciais digitais;
X - padronização das espécies, tipos, classes, assuntos e registros de movimentação de documentos e processos;
XI - adoção de critérios de transferência e de recolhimento dos documentos e processos das unidades administrativas e judiciais para a unidade de gestão documental;
XII - garantia de fidedignidade, integridade e presunção de autenticidade no caso de reprodução ou reformatação de documentos arquivísticos físicos e digitais;
XIII - capacitação e orientação de magistrados e de servidores dos órgãos do Poder Judiciário sobre os fundamentos e instrumentos do Proname;
XIV - adoção do Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão de Processos e Documentos (MoReq-Jus);
XV - constituição de unidades de Gestão Documental e de Gestão de Memória, assim como de Comissão Permanente de Avaliação Documental (CPAD);
XVI - fomento às atividades de preservação, pesquisa e divulgação da história do Poder Judiciário e da história nacional ou regional por meio de criação de Museus, Memoriais, Espaços de Memória ou afins, assim como de divulgação do patrimônio contido nos Arquivos judiciais.
XVII - favorecimento do uso de novas tecnologias digitais para ampliar a dimensão informativa dos acervos;
XVIII - compartilhamento de técnicas das ciências da informação, arquivologia, biblioteconomia,
museologia, história, antropologia e sociologia para agregar valor informativo sobre a instituição e seu papel na sociedade;
XIX - colaboração e interação entre as unidades de Memória e de Arquivo;
XX - promoção de iniciativas de preservação do patrimônio arquivístico, mobiliário e imobiliário de caráter histórico e cultural do Poder Judiciário e respectiva divulgação;
XXI - promoção de encontros e seminários para intercâmbio de experiências; e
XXII - registro e divulgação de boas práticas no sítio eletrônico do Conselho Nacional de Justiça.
São Instrumentos do Programa de Gestão Documental (artigo 7º, da Resolução TRE-TO Nº 514/2021):
I - os sistemas informatizados de gestão de documentos e processos administrativos e judiciais,
bem como os metadados desses sistemas, essenciais à identificação do documento institucional de modo inequívoco em sua relação com os outros documentos;
II - o Plano de Classificação das Informações e dos Documentos, Plano de Avaliação das Informações e Documentos - Tabela de Temporalidade de Documentos (TTD) da Justiça Eleitoral do Tocantins;
III - o Plano de Classificação (Tabelas Processuais Unificadas) e a Tabela de Temporalidade dos Processos Judiciais do Poder Judiciário;
IV - a Tabela de Temporalidade de Documentos Unificada para Processos Judiciais da Justiça Eleitoral;
V - a Lista de Verificação para Baixa Definitiva de Autos;
VI - a Lista de Verificação para Eliminação de Autos Findos;
VII - o Fluxograma de Avaliação, Seleção e Destinação de Autos Findos;
VIII - o Plano para Amostra Estatística Representativa;
IX - o Manual de Gestão Documental do Poder Judiciário.
INSTRUMENTOS ARQUÍVISTICOS:
1. Plano de Classificação das Informações e dos Documentos
2. Plano de Avaliação e Destinação das Informações e Documentos - Tabela de Temporalidade Documental
3. Regras de Justificação dos Prazos de guarda adotados; (final do anexo 2);
4. Índice demonstrativo (final do anexo 2);
5. Glossário (final do anexo 2);